Esforços Humanitários Mórmons.

A igreja tem mandado Socorro para as vítimas de mais que 150 desastres só desde 1986. O socorro é providenciado sem importar detalhes tais como religião, etinicidade e nacionalidade e é estimado valer dúzias de milhões de dólares todo ano. Nos últimos 20 anos, 200 milhões de libras de comida, roupa e medicamentos foram doados em 147 países. O socorro é freqüentemente providenciado em países onde missionários mórmons são proibidos pela lei. A igreja SUD pode mandar socorro rapidamente, porque não há necessidade de esperar doações nem materiais. Os membros da igreja doam regularmente, e os materiais são armazenados em Salt Lake City e outros lugares, prontos para distribuição. A igreja SUD também trabalha extensivamente com outras organizações não-mórmons. Embora os programas específicos humanitários da igreja são muitos para alistar, aqui são alguns dos principais:

*Em 2001, a igreja estabeleceu o que chama de “O Fundo Perpétuo de Educação”. Empréstimos baratos educativos são feitos para estudantes pobres no mundo em desenvolvimento, estudantes que não poderiam obter uma boa educação de outra forma. Mais que 10.000 empréstimos já foram feitos, e o projeto está expandindo.

*A igreja teve um papel importante no socorro providenciado depois do tsunami na Ásia em 2004. Depois de trabalhar para resolver as necessidades imediatas da população, a igreja começou a trabalhar para o progresso de longo prazo, inclusive aumentando o número de empregos, melhorando o sistema de saúde (inclusive construindo salas de operação, doando máquinas de medicina e providenciando conselheiros de trauma) e a reconstrução de prédios comunitários (inclusive casa, hospitais, escolas e mesquitas). Em total, milhões de dólares já foram investidos neste tipo de socorro de longo prazo.

*A igreja tem um programa extensivo de visão no mundo em desenvolvimento, onde profissionais na área de medicina recebem o treinamento e equipamento necessário para tratar problemas de visão. Sob este programa que só custou um milhão de dólares, 20.000 indivíduos já receberam tratamentos de visão.

*No mundo todo só um por cento de todos que precisam de cadeiras de rodas as têm, então a igreja já distribuiu mais que 100.000 cadeiras de rodas para pessoas em países do mundo em desenvolvimento, um programa que custou $6,8 milhões de dólares.


*A igreja já ajudou 1,8 milhões de pessoas em mais que 1.000 comunidades a conseguir água limpa, um programa que só custou $2,50 por pessoa.

Este serviço incluiu cavar poços, providenciar sistema para armazenar e entregar a água e instalando sistemas para purificar a água. Geralmente trabalhadores locais são usados e líderes das comunidades locais foram treinados para poderem manter os novos sistemas.

*Gastando mais que $3,5 milhões de dólares, a igreja já mandou médicos para países do mundo em desenvolvimento para treinar profissionais locais de medicina na arte de ressuscitação de criancinhas recém-nascidas. Um milhão de criancinhas recém-nascidas morrem por causa de problemas respiratórios todo ano.

*Trabalhando junto com parceiros internacionais (a Cruz Vermelha dos Estados Unidos, a Fundação das Nações Unidas, os Centros para Controlar e Prevenir Doenças [Centers for Disease Control and Prevention], o Fundo para a Criança das Nações Unidas, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e da Crescente Vermelho.), a igreja doou $3 milhões de dólares para providenciar vacinas contra o sarampo para 200 milhões de crianças em 40 países africanos.

*Membros da igreja doaram 10.000 dias de trabalho para ajudar as vítimas do furacão Katrina nos Estados Unidos.

*A igreja oferece empréstimos para as empresas pequenas dos pobres em países em desenvolvimento. Em 2004, a igreja providenciou $31.1 milhões de dólares em dinheiro e materiais para ajudar as vítimas dos furacões na Flórida e no Caribe, tsunamis na Ásia do sul, Guerra no Iraque, enchentes na Colômbia e 110 outros desastres.”

Nenhum comentário: