Os Mórmons usam uma roupa de baixo diferente?

As roupas de baixo Mórmons, normalmente chamadas de garments ou de garment pelos membros da Igreja Mórmon é uma fonte de curiosidade e de ridicularizarão para as pessoas que não fazem parte dessa Igreja. Aqueles que tentam colocar o Mormonismo de uma forma não favorável se referem aos garments como “mágicos”, “especiais”, e “secretos”, palavras que nenhum Mórmon usaria. Entre os Mórmons, essa roupa de baixo é um assunto pessoal e sagrado, de modo que eles tipicamente não discutem com outros sobre o assunto, uma parte por causa da santidade que ela representa e por parte porque, quer seja uma roupa de baixo religiosa ou não, geralmente as pessoas não ficam discutindo sobre roupas de baixo. As instruções para o uso apropriado dessa roupa de baixo parece estranha para muitas pessoas, mas é um ato de fé e devoção para os que acreditam na crença Mórmon.
Muitas culturas tem roupas especiais para cerimônias sociais e religiosas. A maioria das culturas tem uma roupa especial para o casamento. Algumas religiões como o Judaísmo e o Zoroastrianismo tem vestimentas sagradas para ajudar os fiéis a se lembrar de suas obrigações ou responsabilidades para com Deus. As roupas de baixo Mórmon é usada da mesma forma, diariamente, para mostrar constante adoração. O garment usado pelos Mórmons são similares ao que o Senhor deu como mandamento aos antigos Israelitas para fazer na Bíblia, quando eles construíram o seu templo. Através de Moisés, o Senhor deu o mandamento aos Israelitas para fazer uma franja azul, chamado tsiytsith (pronuncia-se tsí-tsíf), o qual correspondia ao véu azul e o cordão do véu do templo (ver Êxodo 26:31). O azul era uma cor sagrada para os Israelitas uma vez que ele representava o céu e foi usado com freqüência em toda a construção do Tabernáculo e do Templo. O Senhor disse: “Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Que nas bordas das suas vestes facão franjas pelas suas gerações; e nas franjas das bordas ponham um cordão de azul. E as franjas vos serão para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do Senhor, e os cumprais; e não seguireis o vosso coração, nem após os vosso olhos, pelos quais andais vos prostituindo. Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os cumprais, e santos sejais a vosso Deus” (Números 15:38-40).
O propósito desta franja era para relembrar os filhos de Israel dos convênios que eles tinham feito com Deus e para ajudar a lembrar de fazer o que era certo e guardar os mandamentos de Deus. Os garments Mórmons servem, da mesma forma, como um lembrete aos fiéis dos convênios que eles fizeram com Deus em Seu santo Templo.
As roupas de baixo Mórmon é muito semelhante a outras roupas comuns. É feito de material sintético como algodão, poliéster ou nylon. É completamente branca, exceto para os garments militares para ser usados por soldados em serviço, uma vez que o branco é uma cor sagrada no Mormonismo e simboliza pureza, devoção e limpeza. A parte de cima é semelhante a uma camisa, cobrindo os ombros e um pouco do braço. A parte de baixo lembra um short de pugilista, mas estende-se até os joelhos. O design é feito para promover modéstia no vestir e deve ser completamente coberto por outras roupas. As roupas de baixo Mórmon é usada diretamente sobre a pele e não se deve usar qualquer peça de roupa por baixo do garment. Para as mulheres, até mesmo o sutiã devem ser usados por cima dos garments.
Indiferente das declarações dos críticos, as roupas de baixo Mórmon podem ser removidas em algumas atividades específicas, embora os Mórmons são aconselhados a não procurar oportunidades para removê-las. Os garments podem ser removidos ao tomar banho. Da mesma forma pode ser retirados para fazer natação, e atividades físicas vigorosas, como esportes, e também pode ser removido para relações íntimas matrimoniais. A Igreja Mórmon não fez uma lista oficial, e a escolha é deixada para o individuo. O conselho é simples, para se usar o garment em todas as ocasiões, a menos que pareça inapropriado para a atividade, e não se deve achar desculpas para removê-lo.
Um Mórmon começará a usar essas roupas de baixo como parte das ordenanças iniciatórias da cerimônia do templo Mórmon. É nesse momento que ele colocará essa roupa de baixo pela primeira vez e promete sempre usá-lo o resto de suas vidas. O garment é um símbolo disso e de outros convênios feitos no templo com Deus, e a reverência que é mostrada ao usar esse garment é diretamente ligada a reverência mostradas aos convênios feitos. Parte dessa reverência é não falar sobre o simbolismo fora dos templos e esse assunto é tratado com cautela. Essa é a razão porque algumas pessoas dizem que essas roupas são “secretas”. Aos fiéis observadores desses convênios é prometido que o garment será uma proteção para eles. Essa é a razão de onde se deriva o adjetivo “mágico”. Ao contrário da opinião que a roupa de baixo Mórmon é uma armadura impenetrável, a promessa é de natureza espiritual, à medida que o garment serve para relembrar o fiel das bênçãos e promessas de Deus associadas com os convênios feitos.
Não existe nada secreto ou mágico nas roupas de baixo Mórmon. Na verdade, esse é um ato religioso solene de simbolismo mostrando um convênio entre Deus e a pessoa que a usa. Por causa de sua natureza sagrada, a qual não é relatada fora do templo, naturalmente, aguça a curiosidade das pessoas. Mas não há nada a esconder. A roupa de baixo Mórmon é usada como um símbolo para lembrar de um convênio feito entre uma pessoa e Deus, e este convênio está ao alcance de todos que se preparem e estiverem dignos de entrar no templo, ou seja, na Casa do Senhor.

Nenhum comentário: